Segurança em Informática – Tendências e desafios

4/11/2003 11:32 – O Simpósio de Segurança em Informática – SSI’2003 – Realizado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), no período de 4 a 6 de novembro (das 8h00 às 18h10). Na sua quinta edição, este evento nacional é considerado um dos maiores da América do Sul na área de Tecnologia da Informação e resulta de um esforço conjunto do ITA, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), da Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) e da Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA).

A evolução da informática caminha em paralelo com a necessidade de garantir a invulnerabilidade dos computadores e, desta forma, a integridade de dados e confiabilidade das informações. Atingir este status exige dos usuários um investimento contínuo no aperfeiçoamento dos procedimentos de segurança, que resultam em avaliar e apresentar riscos, quantificar possíveis prejuízos e sugerir alternativas para tomadas de decisões. Cria-se, assim, uma cultura de segurança em informática que requer muita atenção dos setores civil, empresarial e governamental.

A palestra de abertura do evento será proferida pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – General-de-Exército Jorge Armando Félix – e tem como tema “Segurança da Informação – Situação Atual e Propostas do Governo na Área de Segurança da Informação”.

Durante o SSI’2003 serão debatidos temas que abrangem desde voto eletrônico e certificação digital a fraudes em operações financeiras pela Internet. Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), serão realizadas palestras, sessões de artigos técnicos pré-selecionados, micro-cursos técnicos, workshops especializados e uma mesa-redonda sobre “Fraudes na Internet, Sistemas de Pagamentos Brasileiro e Comércio Eletrônico”, tendo como mediador o jornalista Heródoto Barbeiro. Será realizada, paralelamente, a EXPO SSI’2003 – exposição de Produtos e Serviços e um Salão de Ferramentas Acadêmicas. Pela primeira vez, dois palestrantes estrangeiros falarão sobre a segurança do voto eletrônico.

Atendendo à chamada de trabalhos divulgada em nível nacional, foram submetidos 66 artigos. Cada trabalho teve, no mínimo, duas avaliações distintas, realizadas por revisores ad-hoc de várias instituições do País, tendo sido aceitos 25. Entre estes foram selecionados o melhor artigo e duas menções honrosas, cujos autores receberão o “Prêmio Tércio Pacitti”, este ano, oferecido pela empresa Siemens.

De acordo com o Prof. Clovis Torres Fernandes (Divisão de Ciência da Computação do ITA) – Diretor-Técnico do SSI’2003 – “o simpósio desponta como uma oportunidade de integração e convergência de interesses entre universidades e empresas, apresentando-se como um marco na disseminação das melhores práticas de segurança em informática e de expansão de negócios em nosso País, destacando a abordagem do ponto de vista técnico-científico”.

Programação

Regina França – Assessoria de Imprensa do ITA